DICAS
AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO BH
1) Antes de ligar o aparelho, ligue primeiro o motor. Depois de aproximadamente 30 segundos, ligue o ar condicionado. De preferência, desligue-o antes de desligar o motor.
2) Use o ar condicionado na estrada é mais econômico, pois com as janelas fechadas há menos atrito com ar, exigindo menos do motor e do próprio ar condicionado.
3) É recomendado fazer a troca do filtro no máximo a cada seis meses. Mas caso você perceba que o ar condicionado demore mais tempo de costume para resfriar, sensação de perda de potência ou mau cheiro no seu funcionamento, tais sinais podem indicar o momento da troca do filtro ou outro tipo de intervenção. É importante lembrar que há carros que não possuem filtro, neste caso é o evaporador (responsável pelo resfriamento do ar) que faz essa função.
4) Se estiver muito quente dentro do carro, é recomendável primeiro arejá-lo, abrindo todas as janelas e deixando o ventilador na potência máxima por alguns segundos. Esse procedimento proporciona um melhor desempenho.
5) Mesmo durante o inverno, ou nos períodos em que o ar condicionado não é muito utilizado, deve-se ligar o ar condicionado pelo menos uma vez por semana, por no mínimo dez minutos. Esse simples procedimento evita que o aparelho fique parado por longos períodos de tempo, garantindo a circulação do gás e do óleo de lubrificação do compressor.
6) Na crise ande com os vidros fechados e o ar condicionado ligado.
Consulte a equipe da AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO BH e saiba quais os procedimentos para melhorar e evitar problemas com o ar condicionado do seu veículo.
SAIBA MAIS
* Compressor do ar automotivo
É o componente do ar condicionado que prensa o gás refrigerante, fazendo-o circular por todo o sistema, . Provoca o desenvolvimento da temperatura do gás refrigerante (0º a 70º C).
* Condensador
O condensador converte o refrigerante gasoso em líquido (aproximadamente 55ºC). É muito eficiente e apresenta um peso muito baixo, proporcionando uma alta performance no sistema de ar condicionado. É frequente existir uma anomalia no condensador quando não é detetado nenhum ar frio e, dessa forma, é necessário substituir as palhetas.
* Filtro de secagem
O filtro de secagem tem a faculdade de reter as impurezas sólidas (as partículas ou poeiras), de absorver a humidade e manter a reserva de gás refrigerante no estado líquido. Deve ser substituído cada vez que o sistema de ar condicionado é aberto.
* Válvula de expansão
A válvula de expansão converte o líquido refrigerante em gás e gere a passagem do gás do lado das pressões altas para as pressões baixas, o que faz com que a temperatura fica sempre próxima do zero. É necessário substituir a válvula de expansão quando existem muitas partículas que impedem a eficácia da válvula de expansão.
* Evaporador
O evaporador, tem um tanque circular e apresenta um alto desempenho, pois absorve o calor do ar, condensa a humidade e drena a água condensada. Quando não se verifica a passagem de ar frio, isso pode querer dizer que as palhetas do evaporador estão entupidas e é necessária a sua substituição.
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